Leão Lobo abre espaço contra Intolerância Religiosa

Apresentador receberá em seu programa, representantes de diversas religiões, com a intenção de esclarecer o ouvinte dos fundamentos de cada uma. 

A rejeição demonstrada por internautas à postura da cantora Anita, de se expor publicamente tomando parte dos rituais do candomblé, suscitou discussões, além da perda de  seguidores por parte da cantora, ao declarar a sua fé religiosa.

Muitas pessoas já ouviram, e tem até quem defendeu a máxima de que o povo brasileiro é amistoso, acolhedor, festivo e generoso.

Porém ao contrário do que o imaginário e a cultura popular pregam a sociedade brasileira não é tão amistosa assim e casos de intolerância, em especial religiosa, têm se tornado cada vez mais frequentes.

Apesar da diversidade de povos, cultura e do sincretismo religioso, características da nossa sociedade, o preconceito, cujas raízes remontam a colonização ainda se fazem presentes.

O genocídio indígena, a escravidão africana, as leis que combatiam práticas culturais afro-ameríndias, que criminalizava o samba e a capoeira, explicam por que religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, são mais frequentemente atacadas, apesar de estarem entre as cinco mais seguidas no Brasil, com mais de um milhão de adeptos.

E qual o papel do jornalismo no combate a esse cenário de intolerância?

Para não atacar o outro, precisamos conhecer o outro.

E nesse sentido, o jornalismo profissional, pode ser um grande aliado na disseminação de informações.

Pensando em tudo isso, Leão Lobo, um dos mais famosos jornalistas do Brasil, abre espaço em seu programa, Leão Lobo – Ao Vivo, para receber representantes das mais diversas religiões, com a intenção de esclarecer seus ouvintes, dos fundamentos de cada linguagem religiosa.

No dia 25 de Junho, próxima terça-feira, ás 15 horas, o programa recebe Silvio Tadeu, produtor cultural e adepto da Umbanda e Terapeuta Holístico, para um bate papo sobre as origens, cultos, fundamentos e o seu papel na sociedade brasileira.

“A ideia é essa. Combater a intolerância.” afirma Leão Lobo.

Além da Umbanda, o apresentador pretende levar  representantes da Igreja Evangélica, do Candomblé, da Igreja Católica, numa clara abertura as várias facetas religiosas que compõe o povo brasileiro.

SOBRE  LEÃO LOBO 

Com cinquenta anos de carreira no jornalismo nacional, Leão Lobo acumula passagens nas principais emissoras do país, como SBT, Gazeta, Band, CNT, além de passagens no Teatro.

Atualmente, além do Programa na Super Rádio, é também colunista na UOL, integrando o time do “Splash”.

Serviço: 

Programa Leão Lobo – Ao Vivo 

Super Rádio 1150 – AM Clique aqui

Dia 25 de Junho – 15 horas 

Entrevista: Silvio Tadeu – Umbanda e Meditação na Justiça de Xangô.

Loading

Eventos Gratuitos em São Paulo

Cancelamento de shows de grandes nomes, redução de temporada de festivais, fazem produtoras tentar contornar a crise das bilheterias, com parcerias e ingressos gratuitos.

Há pouco tempo, fomos surpreendidos com o cancelamento de shows de grandes nomes da nossa música popular, e o prenúncio de que, a bolha de shows no Brasil estourou.

Primeiramente é necessário esclarecer: a vida do produtor cultural jamais foi fácil!

Uma produção teatral ou musical demanda tempo, dedicação e principalmente dinheiro.

Uma vez pronto, o produto cultural precisa ser levado ao público e o tripé tempo, dedicação e dinheiro, reaparecem imponentes, agravados pela concorrência. A relevância do produto e a exposição midiática que o mesmo atrai, definirá quem terá mais casa cheia para prestigiar o que está sendo apresentado.

Pensando nisso, algumas produtoras, tem procurado caminhos alternativos para continuar a estar presente no cenário cultural.

É o caso da Trinca Produtora, que no dia 14 de junho, uma sexta-feira, oferece teatro e música à capital paulista, em espaços públicos e com ingressos gratuitos.

Segundo o músico e gestor cultural da Trinca, Alexandre Cuba, “todo artista em algum momento, respira do coletivo para apresentar seu trabalho solo, pensando em arranjos e formas diferentes de construção de suas criações. Estou neste momento de minha carreira”, justificando seu primeiro show solo, que será apresentando no dia 14 de Junho às 19 horas, na Casa de Cultura Santo Amaro, espaço de manifestações culturais diversas, como o tradicional “Samba da Vela“.

Sobre  artes cênicas, o teatro também vem gratuito no mesmo dia 14, às 20 horas, com a Companhia Ágata de Artes revisitando a vida e obra de um grande escritor. “O Retrato de Oscar Wilde” estará no Teatro Flávio Império, outro espaço bastante popular na Zona Leste de São Paulo.

Segundo o diretor da Companhia, Silvio Tadeu, produzir sem patrocínio já faz parte do histórico da companhia, existente há 23 anos. “Parcerias com espaços públicos, associações, secretarias de cultura, produções criativas e econômicas são muito bem vindas. O importante é que a arte aconteça.”, ele afirma.

Se estourou ou não a bolha de shows e espetáculos no Brasil, o fato é, produtores culturais sempre acharão uma forma de resistir. Nem mesmo o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 os impediu, sendo nesta fase, a arte “on-line” a sua principal forma de expressão.

E se, os preços das atrações andam assustando você seguem aí dois eventos gratuitos.

Para ambos é necessário retirar os ingressos até 30 minutos antes do início, sem necessidade de reservas.

ALEXANDRE CUBA EM SHOW SOLO

O produtor cultural Alexandre Cuba se apresenta na icônica Casa de Cultura de Santo Amaro, espaço de manifestações culturais populares como o Samba da Vela.

Fundador da banda Cuba & Outras Ilhas, onde mantém uma trajetória organizada e sólida, compositor sensível e competente, traz diversas influências que vão desde Secos & Molhados, Rita Lee, Caetano, Djavan, além é claro, e suas influências familiares, como seu bisavô Davi Coutinho que foi um importante músico da Banda Sete de Setembro da cidade de São Romão MG.

SERVIÇO: Música Popular Brasileira
LOCAL: Casa de Cultura de Santo Amaro/ Manoel Cardoso de Mendonça
DATA: 14/06
HORÁRIO: 19h
ENDEREÇO: R. Dr. Antônio Bento, 213 – Santo Amaro, São Paulo – SP.
INGRESSOS: Gratuitamente no local

OSCAR WILDE NO TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

A peça teatral “O Retrato de Oscar Wilde” retorna aos palcos, dando uma nova oportunidade ao público paulista, de conhecer um pouco da vida e obra de um dos maiores escritores da literatura internacional.

O espetáculo, da Companhia Ágata de Artes, que completa 23 anos de contribuição para a esfera artística e cultural de São Paulo, tem como objetivo através da história de vida de Oscar Wilde, trazer uma reflexão da homofobia presente até os dias de hoje.

SERVIÇO :  Espetáculo  Teatral
LOCAL: Teatro Flávio Império
DATA: 14/06
HORÁRIO: 20h
ENDEREÇO: R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba, São Paulo – SP
INGRESSOS: Gratuitamente no local

Loading

Alexandre Cuba estreia show solo na Casa de Cultura Santo Amaro

Band Leader apresenta composições próprias e releituras de sucessos de grandes nomes, como Zé Ramalho e Cazuza.

É muito comum no meio musical, líderes de banda tirar umas férias, saírem do coletivo para projetos individuais e depois retornarem às raízes com mais fôlego e força.

Renato Russo lançou dois álbuns solo sem destruir a Legião Urbana. Os Titãs, de tempos em tempos, se dedicam a projetos pessoais, retornando depois a formação do grupo.

Alexandre Cuba, há anos a frente da banda Cuba e Outras Ilhas, além de uma intensa gestão cultural, dedicada a outras áreas, como o balé e o teatro, vai mostrar todo seu ecletismo em show solo, que será apresentado dia 14 de Junho na Casa de Cultura de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

ESTREIA SE DARÁ EM ESPAÇO DE REFERÊNCIA CULTURAL 

O edifício da Casa de Cultura inaugurado em 1897 funcionou como Mercado de Santo Amaro até o ano de 1958. 

Em 1977, o Departamento de Patrimônio Histórico cria um programa de revitalização do prédio, executando reforma e restauro.

Desde sua criação, a Casa de Cultura exerce ação direta e ativa na vida de seus frequentadores, servindo não apenas como local de fruição ou produção cultural, mas também como polo agregador da comunidade artística e seu público, proporcionando maior contato e vivência com um repertório cultural diversificado e de qualidade.

INFLUÊNCIAS TROPICALISTAS E FAMILIARES 

É nessa atmosfera que o gestor cultural e compositor Alexandre Cuba se apresenta em carreira solo.

Compositor sensível e competente, traz  diversas influências que vão desde Secos & Molhados, Rita Lee, Caetano, Djavan, Cazuza até Maria Bethânia, Zé Ramalho e Creedence Clearwater Revival. Além é claro de suas influências familiares como seu bisavô Davi Coutinho que foi um importante músico da Banda 7 de Setembro da cidade de São Romão.

“Todo artista em algum momento, respira do coletivo para apresentar seu trabalho solo, pensando em arranjos e formas diferentes de construção de suas criações. Estou neste momento de minha carreira.” Justifica.

Com as participações de dois multi-instrumentistas, Junior Mississipi e Albert Lemos, Cuba como é conhecido no meio artístico alia expressões, ambientações sonoras e experimentações dentro de composições autorais escritas em toda sua trajetória mesmo no período em que esteve executando função de gestão de projetos em Tecnologia na empresa Folha de S.Paulo e entre outras experiências no mundo corporativo e acadêmico da área de exatas.

SERVIÇO: 

Show com Alexandre Cuba 

Local: Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro.

Data: 14/06 

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitamente no local

Estacionamento:

R. Barão do Rio Branco, 505 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04754-010 | 650 m 9min a pé (fecha às 22hs).

Dr. Antônio Bento, 213 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04745-000 | 700 m 10min a pé (fecha às 23hs).

Há 15 min do Shopping Morumbi e Marketplace.

Loading