Leão Lobo abre espaço contra Intolerância Religiosa
Apresentador receberá em seu programa, representantes de diversas religiões, com a intenção de esclarecer o ouvinte dos fundamentos de cada uma.
A rejeição demonstrada por internautas à postura da cantora Anita, de se expor publicamente tomando parte dos rituais do candomblé, suscitou discussões, além da perda de seguidores por parte da cantora, ao declarar a sua fé religiosa.
Muitas pessoas já ouviram, e tem até quem defendeu a máxima de que o povo brasileiro é amistoso, acolhedor, festivo e generoso.
Porém ao contrário do que o imaginário e a cultura popular pregam a sociedade brasileira não é tão amistosa assim e casos de intolerância, em especial religiosa, têm se tornado cada vez mais frequentes.
Apesar da diversidade de povos, cultura e do sincretismo religioso, características da nossa sociedade, o preconceito, cujas raízes remontam a colonização ainda se fazem presentes.
O genocídio indígena, a escravidão africana, as leis que combatiam práticas culturais afro-ameríndias, que criminalizava o samba e a capoeira, explicam por que religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, são mais frequentemente atacadas, apesar de estarem entre as cinco mais seguidas no Brasil, com mais de um milhão de adeptos.
E qual o papel do jornalismo no combate a esse cenário de intolerância?
Para não atacar o outro, precisamos conhecer o outro.
E nesse sentido, o jornalismo profissional, pode ser um grande aliado na disseminação de informações.
Pensando em tudo isso, Leão Lobo, um dos mais famosos jornalistas do Brasil, abre espaço em seu programa, Leão Lobo – Ao Vivo, para receber representantes das mais diversas religiões, com a intenção de esclarecer seus ouvintes, dos fundamentos de cada linguagem religiosa.
No dia 25 de Junho, próxima terça-feira, ás 15 horas, o programa recebe Silvio Tadeu, produtor cultural e adepto da Umbanda e Terapeuta Holístico, para um bate papo sobre as origens, cultos, fundamentos e o seu papel na sociedade brasileira.
“A ideia é essa. Combater a intolerância.” afirma Leão Lobo.
Além da Umbanda, o apresentador pretende levar representantes da Igreja Evangélica, do Candomblé, da Igreja Católica, numa clara abertura as várias facetas religiosas que compõe o povo brasileiro.
SOBRE LEÃO LOBO
Com cinquenta anos de carreira no jornalismo nacional, Leão Lobo acumula passagens nas principais emissoras do país, como SBT, Gazeta, Band, CNT, além de passagens no Teatro.
Atualmente, além do Programa na Super Rádio, é também colunista na UOL, integrando o time do “Splash”.
Serviço:
Programa Leão Lobo – Ao Vivo
Super Rádio 1150 – AM Clique aqui
Dia 25 de Junho – 15 horas
Entrevista: Silvio Tadeu – Umbanda e Meditação na Justiça de Xangô.