Mauro Mendes será homenageado no dia da Consciência Negra

dia 20 de Novembro, celebramos o “ Dia da Consciência Negra “ , destacano a memória de  Zumbi dos Palmares, principal personagem da resistência e da liberdade do povo africano, aqui no Brasil, escravizado .

A luta por direitos continua ainda hoje, através de personalidades, que ousam transformar seus ideais de justiça e reparação histórica, em arte ou ações sociais .

Mauro Mendes da Cruz, Mauro Mendes “ O Coroa “ , ou simplesmente Mauro Mendes, será homenageado como uma personalidade que luta pela promoção da igualdade racial na sociedade e na cultura, dentro do Prêmio Amanda França, dedicado a pessoas e entidades que zelam e zeraram pela Igualdade Racial em Osasco e Região.                                                            Nascido na cidade de  Delfim, Minas Gerais, cantor, compositor e defensor da causa afro e ancestral .                                                                                      Sua mãe Neucina Alves da Cruz, ou Mãe Neuci, sacerdotisa da Umbanda a mais de 40 anos na cidade de Osasco , lhe deixou o legado da luta pela preservação da cultura africana em nosso  sangue .

Por sua vez, Mauro Mendes é morador de Osasco a 54 anos, compositor de vários temas, entre eles da canção “ Africa “ cujos versos nos dizem :  “ Negro , nosso canto hoje é feliz, mas não vou me esquecer da nossa raiz,por que o negro é lindo e sempre serã “ . Atua hoje como Ogã no espetáculo “ Terreiro dos Aflitos “  da Companhia Àgata de Artes, também dialoga com a intolerância religiosa .

O Prêmio Amanda França  é promovido pela Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.                                                 Amanda França foi a primeira secretária, sendo falecida em 2023, sendo Deise Ventura a atual secretária.

O título concedido a Mauro Mendes, faz justiça, a quem sofreu por preconceitos na infância, serviu de amparo à preservação da religiosidade afro na família, incentiva a produção  teatral militante e transforma em música, o anseio por uma sociedade mais justa .

Quem quiser prestigiar o evento em que o título será entregue ao militante Mauro Mendes, abaixo todas as informações .

SERVIÇO :  Prêmio Amanda França

DATA :  27 de Novembro de 2024

HORÁRIO :  A partir das 18:00

LOCAL :   Teatro Grande Otelo Osasco, Rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 100 , Vila Campesina, Osasco , SP

 

Loading

Bar Brahma e Alexandre Cuba homenageiam compositores negros

Bar Brahma, templo musical paulista, traz Alexandre Cuba, acompanhado do músico Junior Mississipi para homenagear compositores negros.

A CONSCIÊNCIA NEGRA 

O dia 20 de Novembro, foi instituído oficialmente como o “Dia da Consciência Negra“, celebrando a vida e a obra de Zumbi dos Palmares, principal ícone de resistência e acolhimento dos escravizados em nosso país.

Lembrar dessa resistência e o clamor por uma reparação histórica e social até os dias de hoje, é tornar pública também as influências africanas ao nosso povo.

Sem nos esquecermos que esse processo só ocorreu diante da escravidão de inocentes, basta citar a Gastronomia, Religião, Moda e finalmente a Música Popular Brasileira, algumas linguagens que traduzem a importância dessa miscigenação.

Essa última, a música com influência afro, ofereceu ao mundo o mais delicioso banquete sonoro, temperado por poesia, ritmo e vozes vindos do âmago de compositores afrodescendentes.

COMPOSITORES NEGROS SERÃO HOMENAGEADOS

O compositor e letrista Alexandre Cuba, apresenta no mês da consciência negra, no Bar Brahma, templo musical paulista, suas influências e inspirações, com o projeto “ Compositores Negros” , onde faz releituras das canções de artistas como Itamar Assumpção, Gilberto Gil, Djavan e clássicos de grandes compositores da nossa cultura popular.

Fundador da banda Cuba & Outras Ilhas em 2018, e também gestor cultural, atualmente se dedica à sua carreira solo ao lado do amigo advogado, multi-instrumentista e luthier Júnior Mississippi.

Cuba que compõe desde a década de 1980, influenciado por grandes nomes da nossa música popular brasileira, faz uma homenagem aos compositores negros que contribuíram de alguma forma para construção de sua carreira artística.

Com mais de 100 composições registradas na União Brasileira de Compositores, UBC, Alexandre Cuba passeia em seu repertório autoral com canções como: “Centro Velho”, “Sentidos”, “Feitiço” e “Tudo pra voltar no tempo”.

A canção “Centro Velho” foi composta em um período em que o artista se dedicava ao mundo corporativo, mais precisamente na área de Tecnologia da Empresa Folha de S.Paulo, onde transitou por mais de 20 anos na região, na qual o próprio icônico Bar Brahma pertence e serviu de palco para grandes nomes da nossa música brasileira.

Um trabalho com atmosfera teatral, por suas letras, arranjos e visuais que se misturam com a nostalgia da música poética e a atualidade intimista dos efeitos, que podem surpreender por suas execuções propostas não convencionais.

 

SERVIÇO:

Data: 27 de novembro de 2024
Local: Bar Brahma
Ambiente: Esquina da MPB
Horário de abertura do ambiente: 18:00
Horário previsto para início do evento: 20h30
Endereço: Avenida São João, 677 – República – São Paulo
Telefone de Reservas: (11) 94745-8186
Serviço de valet: R$ 40 (terceirizado)
Ingressos: Clique aqui
Censura: Menor de idade apenas acompanhado do responsável

 

Loading