Nosso Lar 2 traz uma grande oportunidade desperdiçada
Super produção de temática espírita errou em roteiro, estética e direção, mas quase acertou na mensagem a líderes religiosos atuais.
Em pleno momento, em que renomada artista, decide “macetar o Apocalipse”, decido conferir as críticas feitas ao filme “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros“.
O filme tem por objetivo ser uma continuidade do sucesso “Nosso Lar“, lançado no ano de 2010 e cumpre a péssima tradição de que, continuidade de filmes de sucesso se tornam decepcionantes.
Vide as continuações de alguns Blockbusters, como “…E o Vento Levou“ e as várias tristes sequências de “Psicose“, que nos fazem gostar cada vez mais os originais e menos as sequências. Mas falemos do filme em questão:
Nos primeiros quarenta minutos do filme, eu até discordei com as críticas que li.
Nos traz ganchos e reviravoltas interessantes, que chegam a gerar algum suspense.
Os tons açucarados e clichês de interpretação, a manjada presença de espíritos bons e outros nem tanto, fazem parte do espiritismo kardecista, que teve o seu início a partir da comunicação dos vivos com os mortos, bem como toda filosofia que o cerca.
Lembremos que o filme tem um público alvo bem definido, espíritas e simpatizantes do espiritismo, lembrando que o Brasil é considerada a nação que mais abriga adeptos do kardecismo, e foi pátria de um dos maiores médiuns do mundo, Chico Xavier, cuja obra psicografada “ Os Mensageiros “ serviu de base para o roteiro do longa.
O problema do filme, é que depois destes poucos momentos interessantes, ele caminha para sequências inexplicáveis de passado, presente e futuro, e para os excessos de efeitos e escassez de clareza, atingindo diretamente as escolhas de roteiro e direção.
Por sorte, alguns atores como Felipe de Carolis, na pele do personagem Otávio, que usa de forma desonesta seus dons mediúnicos, mostram que o foco do filme poderia ser melhor e mais bem aproveitado.
Em tempos de exposição em redes sociais, pipocam mentores, com os segredos da vida, prosperidade e espiritualidade, mas para ter acesso a esses segredos, se faz necessário comprar seus livros, cursos e entrar para seu rentável séquito religioso.
Dos seus centros religiosos para as páginas policiais, quem manipula o inocente e a sua fé, colhe em breve seus resultados, por isso a mensagem de Otávio seria imensamente bem vinda, caso os produtores de “Nosso Lar 2“ ajustasse melhor o foco, combatendo os excessos risíveis .
Fica a lição: aceitar o BBB ( Básico Bem Feito ) faz bem . E por que não ?
Foto : Divulgação
Silvio Tadeu
14/02/2024
Ótima postagem! Gostei muito da forma como você
abordou o tema, trazendo informações claras e bem
explicadas. Na verdade, me fez refletir sobre alguns pontos.
Vou acompanhar o blog para ver mais conteúdos como
esse. Parabéns pelo trabalho!
Agradecemos pelo seu comentário!!! Continue nos acompanhando.